Curso de Pilotagem – Agora sim!
Contei em uma outra história a primeira tentativa do Curso de Pilotagem aqui nesse texto! Só que, São Pedro não queria que tivéssemos o curso! Infelizmente choveu e, pelo fato dos carros só terem pneus slick, o curso foi cancelado!
Voltamos então em Agosto, para o tão sonhado momento de pilotar em Interlagos! E quem sabe, se aprovado, virar Piloto de Carros de Corrida!!
Nessa história, vou contar pra vocês o passo a passo do curso, especificamente do dia prático, já que no texto anterior que deixei o link ali em cima eu já falo da aula teórica.
Cheguei então no autódromo às 7:30 da manhã, como combinado com a organização e completamente ansioso! Lá me deparo com todos os carros, Volvo C30, parados na frente dos boxes!
Dentro do box, havia uma espécie de sala de aula, com cadeiras, quadro branco, quadro com as bandeiras, algumas canetas e etc.
Fomos então, apresentados as nossas roupas de piloto, Macacão, balaclava, capacete, luvas e nos trocamos! Nessa hora o coração já acelera e começo a ver que realmente… ia acontecer! O dia chegou!
Aparece então o nosso Chefe de curso, o Zé David! Ele nos explica a dinâmica do curso, fala dos cones posicionados na pista e que deve nos ajudar com o traçado, e explica como vai funcionar nossas saídas.
Funciona assim:
Temos 5 saídas de 10 voltas durante todo o dia!
Três delas antes do almoço, acompanhado de um instrutor. A cada retorno do aluno para o box, o instrutor preenche a ficha do aluno falando como está o desempenho dele CURVA A CURVA do circuito! Em um nível de detalhe impressionante! Após todos os alunos retornarem ao box, rolava uma “aula geral” com todos onde o Zé David pegava as fichas preenchidas pelos instrutores e lia, na frente de todos! E aí, cada ponto de melhoria dos pilotos era exposto para todos! Desse jeito, todo mundo aprende junto, mesmo que você não esteja errando no mesmo local, vem mais umas dicas para reforçar seu conhecimento!
Além dessas três saídas acompanhados, tinham mais duas saídas após o almoço, aí já vamos sozinhos! É nessa hora que quem quisesse tirar a carteira deveria ser avaliado pelo comissário responsável da CBA! Vou contar pra você cada uma das minhas saídas.
Saída 1 – Instrutor Renato Turelli
Nessa primeira saída fui com o instrutor Turelli! Primeiro batemos um papo rápido, ele me explicou cada uma das coisas do carro e como seria a participação dele ali! Falou que a ideia era não ter muitas interrupções, mas que se precisasse ele faria um sinal para que eu fosse mais devagar (e menos barulho) para conversarmos. Fizemos uma primeira volta bem lenta, com ele explicando tudo! Traçado, posicionamento, onde frear, que marcha reduzir, enfim! Tudo muito detalhado, com muito conhecimento e muita calma! A partir da segunda volta… “pau na máquina”. Não cometi nenhum erro, não foi necessário fazer uma volta devagar pra conversar e acho que meu feedback na ficha foi satisfatório. Exceto o S do Senna que eu estava me posicionando errado para a segunda perna!
Saída 2 – Instrutor Thiago Riberi
Na saída 2, já sabia o que tinha que fazer e já tinha colhido os feedbacks meus e dos demais alunos no nosso “aulão” no box! Do mesmo jeito que o primeiro instrutor, o Riberi também era muito gente boa e deu algumas valiosas dicas! Já fomos um pouco mais “agressivos” tentando realmente achar um melhor tempo de volta e melhorar a performance! Demos as 10 voltas sem sustos e sem nenhum erro! Voltamos pro box… e lá vai o Riberi passar minha “capivara” para a mesa onde ficam as fichas dos alunos. Foi positivo também, sem grandes erros! E melhorei meu posicionamento no S do Senna. Ufa!!
Saída 3 – Instrutor Stuart Turvey
Na saída 3 eu fui com o Stuart! O cara é inglês e tem um currículo de dar inveja a qualquer aspirante a piloto! Tem um sotaque diferente e nessa hora fiquei meio receoso de poder ter algum tipo de problema de entendimento! (Para quem ficou curioso com o sotaque do Stuart, dá uma olhada nesse texto que tem o vídeo dele narrando uma volta em Interlagos com um carro de rua, no dia que choveu e não pudemos fazer o curso!)
Na real… problema nenhum! Nos entendemos muito bem! E com o Stuart rolou um episódio diferente das duas primeiras saídas, mas que foi muito rico para mim e provavelmente para avaliação dele como instrutor também! Vou contar!
Na pista tinham referências montadas pelos instrutores com cones! Tinha um cone onde você deveria frear, tinha outro no local onde você deveria começar a atacar a curva e outro lá onde você deveria sair dela, se tivesse feito tudo certo! Em um determinado momento, talvez pela minha avaliação nas demais saídas, por não ter cometido erros, sei lá… o Stuart falou o seguinte: “Ignora os cones! Agora você vai frear onde eu mandar!”. Pensei… OPAAAA agora vamos ver como os grandes fazem! Bom, segui a instrução, vim acelerando, acelerando, acelerando, passou o cone, acelerando, querendo olhar pra ele, acelerando, até que pra lá do Deus me livre veio um “Freia!!!”. Claro que eu meti o pé no freio, desequilibrou o carro, escapei, nem tentei voltar pro traçado, desconsiderei a volta, saí todo errado da curva e olhei pra ele tipo… Quer matar a gente inglês!? Ele falou com toda calma, que não é normal para quem está numa cadeira elétrica com um aluno andando a 200km/h: “Beleza! Você assumiu o erro, não tentou continuar no traçado, usou a área que tinha de escape e abortou a volta sem apavorar! Agora vamos mudar as referências!”. Aí foi que eu entendi…. ele realmente queria que eu errasse, para ver como eu iria me comportar! Obviamente que ele fez isso na curva mais propícia e com toda segurança, onde mesmo errando tudo, apavorando e etc… no máximo ia rolar uma rodada e nada grave demais! Fiquei feliz com o feedback e continuamos minhas voltas, mas já ignorando um pouco mais os cones e confiando mais no meu feeling!
Muito provavelmente o Stuart nem lembre disso! Mas, para mim, ficou muito marcado esse episódio! E certamente me deu muito mais segurança para quando fosse andar sozinho. Se errar… ok! Sei o que tenho que fazer!
Após essa saída, tivemos uma pausa e fomos almoçar! Na escola mesmo, que fica do outro lado da rua do autódromo. Eles servem um excelente almoço para os alunos e instrutores! E aí, claro, rola um papo, uma integração e acabamos conhecendo mais um pouco das pessoas que estão por ali! Eis meu almoço do dia na foto abaixo! Sim… eu estava completamente empolgado e apaixonado por aquele dia! Tirei foto de quase tudo! Inclusive comida! Não queria perder nenhum momento.
Voltamos para a parte da tarde!
Antes de ir para os carros sozinhos, tivemos uma reunião com o Zé David novamente, nos falando como seria, que iríamos sozinhos, que deveríamos lembrar dos conselhos e dicas dos instrutores e dele no período da manhã e etc! Além disso, perguntou quem queria ser avaliado pela CBA! Porque ele precisava passar isso para o comissário que estava no autódromo. E o comissário era nada mais nada menos que o Paulão! Um nome de referência no esporte, que sabe muito de automobilismo. Isso aumentou muito nossa responsabilidade! Ser avaliado pelo Paulão! Eita! Mas, claro que uma foto pelo menos… rolou né!?
Vamos falar sobre a avaliação!
Funcionava da seguinte forma: A gente tinha que sair, não fazer grandes bobagens e ter a maioria das voltas dentro de um tempo determinado para se considerar “apto” e se tornar um Piloto! O Zé David cantou para nós os tempos que deveríamos fazer e nessa hora, o painel que mostra o tempo de volta dos carros já estava ligado, de manhã, não!
Os tempos eram assim:
– Voltas com tempo na casa de 2:14, você é aprovado!
– Voltas com tempo na casa de 2:13, é um bom tempo!
– Voltas com tempo na casa de 2:12, é excelente! Dois segundos abaixo do que precisa para ser aprovado! Tá ótimo!
Ok! Vamos nós!
Saída 4 – Sozinho
Saí, fui vistoriado na saída do box, um cidadão conferiu algumas coisas do carro e deu um reaperto no meu cinto, para garantir que eu estivesse bem amarrado! Deu um espaço para o carro da frente ficar longe de mim e… vai filhão!! Saí então!
Volta 1: 2:13! Ihuuuuuuu! Só manter assim e já tô aprovado!
Volta 2: Já na segunda volta rápida eu alcancei o carro que saiu na minha frente. Eu acho que tínhamos uns 20 segundos de distancia, me surpreendi chegar tão rápido e achei que o cara da frente também e tinha me visto no retrovisor. Chegando na junção, eu achei que ele demorou demais pra virar para a curva e pensei: “Oh, que gentil! Tá me dando passagem”. Me posicionei para colocar o carro por dentro e nessa hora… o cara resolve fazer a curva também! Não tinha o que fazer…. tive que contrariar uma das lições do curso, de nunca frear no meio da curva, e entendi bem o porque, vejam no vídeo:
Pois é. Se eu tenho esperado, provavelmente ia sair melhor da junção e passaria o cara na reta, ou talvez no S. Mas… entendi errado, achei que ele estava me dando passagem! Perdi uma volta!
Volta 3: Ok… voltei, fiz mais uma volta e já virei 2:11! Opaaaaa! Estamos indo bem!
Volta 4: 2:11 de novo! Ótimo. Estou constante!
Volta 5: Aperto um pouco o ritmo, e vem um 2:10.92!!
Volta 6: Mantenho o mesmo ritmo da volta anterior e viro 2:10.99
Volta 7: Chego, de novo, no aluno que estava na minha frente e que me fez rodar na Junção. Vou andando perto dele, mas no ritmo dele, sem forçar ultrapassagem. Chego até colocar de lado na freada pro S do Senna, mas recolho! Não queria bater no curso de pilotagem né! Então, viro 2:13.83!
Volta 8: Sigo atrás dele, dá pra ver a diferença de tocada nitidamente. Chego, de novo a colocar de lado na reta oposta, mas… Tiro o pé, pra deixar o aluno do carro da frente afastar de mim, para que eu pudesse andar rápido de novo. Sem riscos e sem ele me travando. E aí viro 2:24!
Volta 9: Abro, de novo uma volta rápida e sem ninguém para atrapalhar. Dei uma erradinha no lago, passei um pouco do ponto. Dei mais uma tirada de pé no S de baixa. Mas, volto próximo do rimo de antes, viro 2:11.17
Volta 10: Última volta rápida! Sozinho na pista. Dou mais uma apertada e vou pro tudo ou nada! rsrs. Acerto quase tudo na volta. Na junção, de novo eu chego no aluno que estava na minha frente, mas dessa vez não deixo ele me atrapalhar! Pego um pouco de vácuo dele, fico por dentro na reta e passo ele. Viro 2:10.44! Minha melhor volta!!! E quase 4 segundos abaixo do tempo para aprovação! Aqui… o vídeo da melhor volta:
Após o retorno para os boxes. Mais um “aulão” com todos! E muito aprendizado! E, embora não tenha tido dúvidas desde o primeiro dia da aula teórica, deu pra ver que o Zé David é adepto do automobilismo e ensino raiz! Vocês vão entender porque!
Aparece o Paulão!
Episódio raiz 1:
Paulão: “Quem está no carro 8!?”
Aluno: “Eu!”
Paulão: “Meu filho, como você consegue rodar duas vezes na mesma volta?!”
Zé David: “Tem certeza que você quer estar aqui mesmo!? Vamos ver sua próxima saída, senão, faz o curso de novo!”
Episódio raiz 2:
Zé David: “Meu jovem, o tempo de aprovação é 2:14! Você tá longe disso!
Aluno: “É, eu errei algumas coisas na volta!”
Zé David: “Na volta?! Você deu dez voltas! Errou em todas! Vamos rever, você sai com instrutor de novo!”
Meu episódio:
Zé David: “Carro 3. Gerson! Bom, você já está aprovado pelo Paulão. Nem precisa da próxima saída.”
Eu: “Não não… eu quero sim! rsrs”
Zé David: “Você já começou com 2:13. Aí, rodou né? Tempo alto demais!”
Eu: “É, rodei na junção, achei que o carro na frente ia me deixar passar mas tive que frear no meio da curva! Inclusive arrastei um cone azul da junção até o café!”
Zé David: “Frear na curva roda mesmo, falamos disso no curso! Bom, beleza. Depois 2:11. Chegou em 2:10! Aí depois subiu pra 2:13! Depois 2:24!? Errou de novo?”
Eu: “Não. Cheguei de novo no carro da frente. Ele estava mais lento. Fiz uma volta atrás dele, foi quando veio esse 2:13. Depois tirei o pé pra afastar, por isso 2:24!”
Zé David: “Tirou o pé!? E na corrida você faz o que?! Chega atrás de alguém e tira o pé!? Dá seu jeito de passar o carro da frente rapaz! Isso é corrida de carro! Bom, depois voltou pro tempo de antes e virou 2:10.4 na última. Muito bom!”
Eu: “Entendido! Valeu!”
Depois disso, o Zé David me chamou no canto e me falou uma coisa que foi o que me fez considerar realmente me tornar piloto.
Ele falou: “Seguinte, você foi consistente nas voltas rápidas! E esse tempo de 2:10 para aluno, é um tempo muito bom! Você falou que nunca correu de nada. É um tempo excelente. Não sei qual sua ideia com o curso não, mas esse tempo foi o melhor tempo dessa saída 4 e é um baita tempo!”
Pronto! Eu estava anestesiado! E… dali pra frente, fiquei na cabeça que o Chefe do curso mais raiz que eu já fiz achava que eu tinha potencial de ser piloto! Semente estava plantada! rsrsrs.
Para não acharem que tudo isso foi história de pescador. Aqui abaixo tem o vídeo completo dessa saída com tudo isso que escrevi volta a volta… inclusive com os tempos, que dá pra ver no painel! Aproveite!!!
Saída 5 – Sozinho
Na saída 5 eu não consegui melhorar meu tempo! Não saí no carro 3 novamente. Pelo sorteio dos carros eu peguei outro. Não senti o mesmo desempenho. Já era fim de tarde e estava mais frio, pra pneu slick isso faz diferença. Os pneus já estavam mais gastos. Enfim… mantive os tempos em 2:11 e 2:10. Mas nenhum abaixo da primeira saída sozinho. Só que, eu já estava aprovado! Então… não fiquei satisfeito porque queria o mesmo carro pra melhorar. Mas estava feliz demais por tudo que tinha ouvido!
Infelizmente não tenho o vídeo da saída 5! Esse curso foi o primeiro que trocaram as câmeras para uma versão nova da GoPro. Tanto que no vídeo dá pra ver a data de 01/01/2016! E aí o ajuste das câmeras estava errado, ficou numa qualidade diferente que deixou o vídeo maior e não coube no pendrive onde vem os vídeos normalmente, esse:
No encerramento do curso recebemos, além desse pendrive, um certificado! Informando que fizemos e fomos aprovados no curso!
Resumindo… se é que dá!
Foi uma experiência sensacional e inesquecível! Mesmo hoje, dois anos e meio depois quando estou escrevendo esse texto, me lembro de cada detalhe! Da frustração da primeira tentativa. Da emoção de colocar macacão. Da emoção de pilotar em Interlagos. Lembro do papo com os instrutores. Dos demais alunos. Lembro inclusive de um senhor, bem mais velho, que teve muitas dificuldades, precisou de mais umas saídas com instrutor para conseguir ter o certificado, mas estava lá… correndo atrás do sonho de ser piloto! Foi sensacional!
Espero que tenha gostado do relato desse meu dia mágico! Quer contribuir ou participar? Comenta aí!!
Valeu!!