Quem nunca? “Meu defeito é ser perfeccionista!”

Fev 8, 2021 Reflexões

Olá!

Hoje, fugirei um pouco do tema das “Histórias” quem tem rodeado os nossos papos por aqui para falar um pouco sobre este assunto: O perfeccionismo!

“Ah Gerson, mas ser perfeccionista não é uma boa coisa?”, e eu te respondo categoricamente, baseado na minha experiência até aqui: NÃO! Não é uma boa coisa.

Eu explico! É óbvio que todos nós que fazemos alguma coisa queremos entregar o melhor que for possível para o que estamos construindo! Seja um produto, um serviço, uma reunião, uma corrida, enfim, independente do que estamos fazendo, se realmente temos interesse genuíno de ser bons no que estamos fazendo, vamos entregar o melhor que conseguirmos. Mas, isso tudo começa a ficar complicado e, principalmente, congelado, quando a gente tenta ir para a perfeição!

Quando você busca a perfeição você automaticamente anula tudo que você já possui, porque nada (sim, eu disse nada) é perfeito! Nem pessoas, nem produtos, nem processos, nada! Tudo poderia ser um pouco melhor. Só que, tudo poderia ser bem pior do que é! Mas isso não te paralisa tanto quanto querer a perfeição! Como nunca está perfeito, você simplesmente não lança a sua ideia para a “prova de fogo”! Seu produto nunca está bom! Seu serviço não é suficiente! Sua reunião poderia ter sido melhor! Claro! Sempre poderia! Sempre pode! Mas é necessário fazer!

Aqui entre nós não temos mi-mi-mi e não pretendo esconder nada de conteúdo, então vou usar o meu próprio exemplo!

Este site e todo conteúdo que vocês vão encontrar por aqui são trechos de histórias ou reflexões minhas e que eu gostaria de transformar em palestras, para conseguir atingir a maior quantidade possível de pessoas.

Quero que minhas experiências motivem as pessoas!
Quero que minhas reflexões levem as pessoas a refletirem!
Quero contribuir e facilitar a trajetória de pessoas que estão trilhando um caminho que eu já passei!

Mas é claro que tem muita gente que já está muito na minha frente, e se eu ficar olhando para eles (que também não são perfeitos, porque sempre podem melhorar) eu vou ficar paralisado! Qual o problema disso? Minha ideia não sai do papel e eu deixo de ajudar um montão de gente que poderia ouvir o que eu tenho a dizer!

Então, o que rolou… esse site já é fruto de muito bate papo, de muita reflexão e de muito pensamento sobre o assunto. E se eu acho que está perfeito?! Não! Eu teria colocado no ar sem estar me desafiando? Não também! E você não estaria lendo isso agora! Mas ok, eu fiz o site! Tá aqui! E já temos algumas histórias publicadas.

O que eu pensei agora já que o site está no ar? “Vamos usar esse conteúdo para impactar pessoas e transformar isso em palestras?!” Não… Minha primeira ideia depois do site no ar foi: “Se eu fizesse uma animação com os meus textos, ficaria muito mais legal das pessoas assimilarem o conteúdo!” Sim!!! Ficaria! Mas porque!? Pra que?! Porque não focar em distribuir esse conteúdo e já impactar pessoas agora!? Porque não ter iniciado esse site 1 ano antes! Quantas pessoas teriam lido se isso aqui tivesse no ar 1 ano antes! Quantas poderiam estar realizando sonhos 1 ano antes! Quantas já teriam feito seu curso de pilotagem 1 ano antes?

Então meu ponto aqui é o seguinte: “Feito é melhor do que perfeito!“.

Se você tem uma ideia de projeto, produto, processo ou seja lá o que for, FAÇA! Somos adultos, temos contas para pagar e não somos inconsequentes! Não estou incentivando você a se demitir e sair por aí sem rumo! Mas estou falando que SIM, o que você quer fazer tem que ser feito, porque através dos olhos de um perfeccionista, nunca estará bom o suficiente para ser lançado! E isso te trava.

Querer entregar o melhor que você pode naquele momento na atividade que você está se dedicando, é ótimo! É nobre! É válido! E é essencial se você quer se destacar e ter sucesso seja lá no que for! Agora, esperar que fique perfeito, é uma furada que você deve evitar diariamente! Para mim, não é fácil!

Eu estou aprendendo, dia após dia, e estar aqui com esse site já é um avanço bem grande da minha parte! E espero que você que está lendo isso coloque em prática o que tem de ideias esperando ficarem “perfeitas”, porque nunca ficarão!

Como “bônus”, deixo aqui com vocês um vídeo de lançamento do Windows 98. Estava perfeito?! Mas foi lançado! E evoluiu! E hoje temos versões bem melhores! Olhem o vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *